Fato X Fake - ENEM


 FATO X FAKE 

Verdades e Mentiras ditas sobre o ENEM (Exame Nacional  do Ensino Médio)




É de conhecimento geral que Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, foi desenvolvido com o propósito de avaliar o aprendizado acadêmico de jovens estudantes. Com a formação do Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Enem além de cumprir com seu objetivo inicial, também abriu portas para estudantes que não possuem condições de financiar uma faculdade particular, ingressando esses jovens em universidades públicas se baseando apenas em sua pontuação. 


O Enem tornou-se fundamental na formação de jovens estudantes, fazendo com que a procura por esse concurso aumentasse cada vez mais. Devido a esse fator, muitas dúvidas e até mesmo afirmações surgiram ao longo dos anos, gerando nos estudantes o questionamento do que poderia ser mentira ou até onde iria a verdade de fato. 


Como forma de sanar as dúvidas de muitos, aqui vai algumas verdades e mentiras ditas sobre o Enem:


- O Enem tem listas de aprovados.

[FAKE] 


O Enem, como dito antes, é um exame feito com objetivo de verificar o conhecimento do estudante, não tendo aprovação, diferentemente dos vestibulares comuns, que utilizam de listas para indicar aqueles aprovados ou não. O Ministério da Educação (MEC), apenas divulga as notas finais, que podem ser usadas para ingressar nas universidades e em programas como o SISU, ProUni e Fies.


  

- Os estudantes não podem levar celular para a sala de prova.

[FAKE]


É permitido que os participantes levem seus aparelhos eletrônicos, contanto que estejam desligados e guardados em uma embalagem porta-objetos entregue pelo fiscal, caso contrário você corre o risco de ser eliminado.



- A nota do Enem pode substituir o vestibular.

[FATO]

 

Há Instituições, tanto públicas quanto particulares, que abrem mão do vestibular para, em troca, utilizarem as notas do Enem como forma de ingresso.



- É possível calcular a nota do Enem.

[FAKE]


Baseando-se no método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), é somente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, que calcula as notas.



- Candidatos que acertam o mesmo número de questões recebem notas diferentes.

[FATO]


Se há uma questão com poucos acertos, ela esta condicionada a valer mais que outras com maior número de acertos, decorrente da Teoria de Respostas, o TRI.



- A redação do Enem não precisa de título.

[FATO]


O caderno de prova de redação possui 30 linhas, caso opte pelo título você acaba por perder uma linha, sendo algo opcional.



FONTE:https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/enem/mitos-verdades-enem.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast - Educação financeira

Podcast - Jovem aprendiz

Caiu na rede Educação X Violência